ExPoEL

Estávamos dormindo e então acordamos. Estamos engatinhando, mas queremos andar ao seu lado.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS ALUNOS DE LETRAS?

No dia 11 de junho de 2010, aconteceu no Setor II da UFRN campus Natal, a eleição para o Centro Acadêmico (C.A.LET.) Poeta Jorge Fernandes. Uma eleição marcada por uma vitória amargada pela decepção.
Ao longo dos anos o status de 'cult' dos alunos que se envolviam politicamente na universidade foi se tornando um rótulo pejorativo de 'revolucionário desocupado', ou pior, no caso das meninas elas ainda são também conhecidas como masculinizadas.
As manifestações viraram motivo de piada nos corredores, e os movimentos estudantis, geralmente, são descriminalizados como 'movimentos de baderna', principalmente aqueles ligados a algum partido político, e por isso ainda são estigmatizados pelo posicionamento do partido, e por vezes mesmo os movimentos independentes sofrem com um vínculo forçado pelo pré-conceito.
Conversar e debater sobre políticas acadêmicas provou ser um desafio, e o problema vai mais além, se eleger propondo discussões sobre política acadêmica comprovou ser uma missão impossível.
A chamada para as eleições do C.A.LET. foi feita através do fórum do curso no sigaa, e foi direcionada para o e-mail de todos os alunos vinculados no curso de Letras, de todas as habilitações, mesmo àqueles que não estavam aptos para votar. No total, são 624 alunos na lista de registros para a eleição e apenas 95 votaram, cerca de 15% dos alunos!
Pode ser que responsabilizem a pouca divulgação da única chapa candidata, contudo para que a memória desses possa ser refrescada, a eleição anterior, para o departamento do curso, que foi divulgada de sala em sala teve solitários 88 votos, incluindo votos dos professores que neste caso podiam votar.
Concluimos que para um movimento eleitoral seja respeitado e valorizado precisa seguir uma receita simples, que mistura desde o ethos dos candidatos até as propostas da chapa, e eis a receita de sucesso:

O ETHOS

1/2 xícara de maquiagem, lembrem-se meninas vocês não podem ser masculinizadas;
1/4 de saia, pelo mesmo motivo;
1 camisa pólo (lacoste é o mínimo), meninos nada de versão hippie, vocês tem que estar de acordo com o visual indicado pela proposta principal para uma eleição de sucesso!

AS PROPOSTAS

Exagerem a gosto nas calouradas, afinal de contas o que mais um C.A. faz pelos alunos?! (eis a principal proposta!)
Garantam um tour nos congressos, até porque não é só de apresentar trabalho que um aluno vive, todo mundo precisa de uma viagem 'free' sem se preocupar com o próprio congresso!


Nos poupando de mais absurdos, deixemos a ironia de lado.
Parabenizamos a chapa eleita MUDANÇAS IN CURSOS: CRIANDO SONHOS, RENOVANDO ESPERANÇAS, e aproveitamos para sugerir um novo nome, que tal MUDANÇAS IN ALUNOS: CRIANDO VISÕES, RENOVANDO O BOM SENSO ?!



Por: Lisane Mariádne

Nenhum comentário:

Postar um comentário