ExPoEL

Estávamos dormindo e então acordamos. Estamos engatinhando, mas queremos andar ao seu lado.

sábado, 1 de maio de 2010

I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa...

O fruto da desorganização

EELP
A principal marca do governo de Micarla de Sousa em Natal é a desorganização. Fruto da falta de planejamento em questões cruciais e da ausência de um bom plano de governo, a impressão comum é de uma gestão perdida, sem quês, nem porquês, e que age mais como uma forma de aparecer bem frente à opinião pública e apagar resquícios das gestões anteriores, do que com objetividade e eficiência.

Uma das marcas que exemplificam esse modo cambaleante de atuar é  a forma como o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) foi feito. Realizado depois de uma sequência de lambanças dentro da Capitania das Artes que vão desde o adiamento – por ordem da prefeita – do Encontro Natalense de Escritores (ENE) com todo o evento já formulado e os convites enviados, até o afastamento polêmico do ex-presidente da entidade César Revoredo, o EELP começa hoje em meio a uma série de desconfianças.

O encontro, prometido para março deste ano, não tem os ares esperado pela população local. Batizado depois de uma desnecessária mudança de nomes, o EELP acontece sem o lançamento prometido da revista Ginga, muito menos os editais Câmara Cascudo de prosa e Othoniel Menezes de poesia e no meio de um descaso sem tamanho junto à classe literária local. Além disso, as discussões foram programadas para o meio da semana, no horário da tarde – momento em que a maioria dos mortais trabalha.

A programação do evento, em geral, está fraca e foi montada da mesma forma atabaolhada que rege a maior parte das ações da prefeitura, seja na cultura, seja em outras pastas da cidade. A lista de convidados, com poucas exceções, não animou a classe literário local e o encontro, diferente do antigo Encontro Natalense de Escritores, talvez não sirva, sequer, para formar novos leitores. Ficou claro que a realização do EELP está sendo feita, unicamente, como fruto da pressão da imprensa em cima da prefeitura – que, afinal, teve de “se virar nos 30″ para cumprir o prometido.

Agora, depois de todo o auê, de todos os cancelamentos e de todas as desconfianças, Micarla anuncia  na segunda-feira, no dia do lançamento oficial do EELP, que o Encontro Natalense de Escritores – renegado pela própria borboleta – vai voltar e deverá ser realizado em novembro deste ano, no mesmo molde em que eram feito os encontros idealizados pela gestão passada.

Ou seja, tentou apagar uma coisa boa, recebeu uma enxurrada de críticas, realiza um encontro bem mais fraco e depois, acuada, recua para tentar desfazer a besteira. É o sinal de um governo despreparado e fraco,  e que não dispensa o clichê de ser mais perdido do que cego em tiroteio.

Texto por: Fabio Farias
Fonte: http://revistacatorze.com.br/?p=2222

 

Por: Edson Moisés

Nenhum comentário:

Postar um comentário